Entrevistei Moacyr Scliar em meados da década de 2.000. Por vezes o encontrei em diversos eventos literários. Uma pessoa a quem admirei silenciosamente. Quando desejei entrevista-lo ele me pediu que fossem perguntas breves e apenas 3.
Segue então a entrevista com um mestre da literatura:
Jiddu Saldanha - Onde a literatura e a medicina se encontram?
MOACYR SCLIAR - em muitos pontos. A medicina é uma experiência humana transcendente; quando a pessoa está doente, caem todas as máscaras, ela se revela por inteiro. A dor, a doença, a morte, ensinam muito. Por outro lado, a literatura pode ensinar muito aos médicos, porque o escritor tem uma visão do doente como um ser humano. Hoje em dia muitas faculdades de medicina incluem a literatura no currículo.
JS - O que te motivou a escrever?
MS - Foi a vontade de contar histórias (coisa que aprendi com meus pais - eram grandes narradores) e a paixão pela leitura que veio desde cedo, graças à minha mãe, que era professora e me ensinou a amar os livros.
JS - Quem é Moacyr Scliar por Moacyr Scliar?
MS - Eu me vejo como um cara muito simples, alguém que se esforça por descobrir, através da literatura, os segredos da existência; alguém que quer compartilhar com os outros, a alegria e a emoção da palavra escrita. Gosto de estar com minha família, gosto de ler, de escrever, de cinema, de jogar basquete (pena que jogue muito mal).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Liberdade de expressão!