OBRIGADO POR SUA HISTÓRIA

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Entrevista exclusiva com Marciah Fonseca - RJ


Marciah é uma amiga querida da cultura popular, do jongo e da ciranda. Atua em Cabo Frio e em Arraial do Cabo. Dedica-se à pedagogia, à solidariedade, ao amor e ao resgate de nossas raízes. Entrevistá-la era um sonho antigo e que se realizou agora, por força dos orixás.



Jiddu Sladanha - Como foi o teu despertar para a cultura do jongo?

Marciah Fonseca - Comecei desde pequena... por incrível que pareça, fiz balé clássico durante muito tempo, curso profissionalizante da escola de dança do RJ, neste curso havia muitas disciplinas, uma delas era folclore nacional prático e teórico, uma outra era Afro (contemporâneo e de orixá). Foi aí que eu entrei em contato com a cultura brasileira, e me identifiquei com a cultura do negro, através da dança. Conheci o jongo e outras danças e amei!!! Os anos passaram e eu fui para a faculdade de educação física (UFRRJ), tive contato com vários grupos de danças folclóricas e de cultura popular nas minhas andanças acadêmicas... como eu moro em Santa Teresa, bairro vizinho à Lapa, eu conheci o mestre Darci, comecei a escutar muita coisa de samba, onde o jongo ou caxambu é sempre lembrado. Foi quando em conheci uma galera do jongo da Serrinha/Grupo Brasil Mestiço e o Pau da Graúna... e com eles o jongo, lundu, ciranda, coco, etc. Foi aí que despertou a vontade, com significado bem claro, de dançar e trabalhar com cultura popular brasileira.
JS – Qual é o momento do jongo que mais realiza a tua alma e teu coração?
MF - Quando to na roda e me transporto para os tempos de senzala/quilombo, me transporto para um momento mais próximo da tradição e costumes do jongo.
JS – Fale um pouco do trabalho que você desenvolve com crianças e adultos.
MF - Fiz concurso para Educação Física para a rede de Cabo Frio, passei. Na loucura de ir e vir do Rio, gastando muita grana de passagem, resolvi ir até a sec. de educação de Cabo Frio pedir hora extra, com o projeto na mão de cultura popular brasileira na escola. Gostaram e fui enviada a única escola integral do município ( pelo menos até hoje). Essa escola tem aulas no contra turno, de diversas modalidades artísticas, culturais e esportivas. Lá ministro aulas de Danças populares brasileiras e Capoeira (projeto GRIOT Construindo saberes) e estou lá desde setembro de 2008.
JS – Como você vê a aceitação da cultura negra dentro das escolas por onde você passou/passa atualmente?
MF - ‘Negada’ pelos próprios negros, inclusive. Tudo é chamado de “macumba”! Tudo! Qualquer batuque é macumba! Qualquer música que não seja louvor ou funk é discriminada. Mas apesar disso, as crianças adoram... e a atividade segue crescendo na escola. A gente consegue perceber isso até mesmo quando elas estão indo pra casa, vão fazendo o tabiá; na fila, fazem tabiá; no recreio, fazem o tabiá, até na porta da igreja evangélica,fazem o tabiá rsrs. O samba de roda também é muito querido entre as crianças. E agora com o maracatu e o maxixe estamos fazendo cortejos, e bailinhos.
JS – Na tua opinião, o que você acha que está faltando para o Jongo ter mais aceitação no interior do estado do Rio de Janeiro?
MF - Não é em todo o interior do Rio de Janeiro, todo encontro de jongueiros a maioria dos grupos e comunidades são do interior, poucos são os jongos ditos “urbanos”... em qualquer lugar o “velho” e o “novo” travam a questão é mais grave, na minha vivência, é na região do lagos. N aminha opinião falta TRADIÇÃO.
JS – Cite os jongueiros e rodas de jongo do Rio de Janeiro e interior que você gosta.
MF - FUZUÊ DE ARUANDA (UNIÃO JONGUEIRA DA SERRINHA), BÁRBARO (mestre), RODA DE JONGO DO SAMBA DO CHAPÉU, JONGO BANTO, JONGO PÉ DE AMENDOEIRA (Niterói), ASA BRANCA (mestre), RIOS (mestre), JONGO DA SERRINHA, JONGO DA LAPA (coletivo da jongueiros), ai meu Deus.. são tantos... Gostava muito da roda das três Marias... Eu gosto de roda pé no chão!
JS – Quem é Marciah Fonseca por Marciah Fonseca?
MF - Empreendedora na vida.
VÍDEOS:








Um comentário:

  1. Boa tarde!
    O IFRJ realiza o "Arraiá Ambientar" e apresenta o "TAMBORES DOS ANJOS", com roda de Jongo e Coco! Realizado pelo GRIOT e teremos como grupo convidado o TAMBOR DE CUMBA! Tudo a partir das 20h em Arraial do Cabo!
    Inté!
    ‎"Jongueiro de fé vem com o seu Tambor... a galera de Cumba vem firmar GRIOT"

    ResponderExcluir

Liberdade de expressão!