OBRIGADO POR SUA HISTÓRIA

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Luiz Otávio Oliani faz uma homenagam póstuma a Pedro Lyra.

Morreu ontem, dia 23 de de Outubro, o querido poeta Pedro Lyra, uma das forças da poesia brasileira. Estamos todos consternados e sentindo sua falta. Segue abaixo uma bela homenagem do poeta Luiz Otávio Oliani. (Jiddu - Blogueiro)
Um poeta que deixou sua marca no fazer poético com um exercício
vigoroso da linguagem.
Meu primeiro contato com Pedro Lyra foi na graduação na Faculdade de Letras da UFRJ, quando tive aulas de Teoria Literária com o Grande Mestre. Lembro-me de um professor brilhante que apresentava o mundo das letras a nós, naquela época, ainda insipientes naquele universo. A forma como lecionava era de um brilhantismo incrível e era raro alguém não apreciar as aulas daquele grande gigante.
A faculdade passou sem que eu tivesse apresentado a Pedro Lyra um poema meu sequer. Em 1998, quando fui aluno dele, já rascunhava poemas e muitos outros textos, mas nada tinha sido publicado em livro. Era cedo demais.

Coincidentemente com o ingresso na Letras, foi neste período que conheci Teresa Drummond, criadora do Projeto Cultural POETA SAIA DA GAVETA, com a qual fiz Oficina Literária. Em paralelo, a arte da palavra fluiu em minha vida.

Anos depois, reencontrei Pedro Lyra num evento do Grupo Poesia Simplesmente, no Terça conVERSO no Café. Àquela época, em 2001, eu fazia parte da equipe da extinta Revista Literária da SPN (Sociedade dos Poetas Novos) de que fui membro até 2004 quando ajudei na produção de revistas alternativas.

À frente, com o passar dos anos, lá estava Pedro Lyra publicando livros e fazendo sucesso.
Nos tempos virtuais, estreitamos a amizade e, em 2013, se não me falha a memória, estivemos juntos no Congresso Brasileiro de Poesia, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, organizado por Ademir Antonio Bacca. No famoso Hotel Vinocap, tive o prazer e o privilégio de tomar café ao lado de Lyra, de conversar com ele em diversos momentos, inclusive de homenageá-lo lendo poemas dele.
Foi neste ano, o de um grande reencontro nosso, que apresentei a Pedro Lyra um projeto meu que nascia. Pedi a Pedro Lyra um texto de apresentação para o meu quarto livro de poemas, o primeiro volume de “Entre-textos”, publicado pela Editora Vidráguas, Porto Alegre.
Lembro que, neste Congresso, lá no sul, eu já estava com a boneca do livro em andamento, algo assim, e Pedro Lyra ficou empolgado com o projeto. Sempre me deu força e me apoiou.
Mais tarde, num lançamento dele, na Livraria da Travessa, no Protesto- Estados do Ser e Argumentos, fizemos fotos com nossos livros. Festejamos. Brindamos a poesia e a amizade. Foi quando Lyra escreveu uma belíssima dedicatória na qual elogiava o meu trabalho literário. 
Recentemente, em 2017, a convite do escritor Jean Carlos Gomes, passei a fazer parte da Revist PoeART, editada por ele, e homenageamos nosso saudoso Pedro Lyra.

(Por Luiz Otávio Oliani)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Liberdade de expressão!